Filme sobre Jaco Pastorius disponível no Youtube com legendas em português

Divulgação
Atenção fãs de Jaco Pastorius! A dica veio pelo amigo Anderson Oliveira. Está disponível no Youtube (e aqui ao final deste post), com legendas em português, o documentário “Jaco”, de 2015, dirigido por Paul Marchand e Stephen Kijak e produzido por Robert Trujillo, baixista do Metallica. O filme conta a trajetória de Jaco Pastorius, considerado por muitos como o melhor e mais influente baixista de todos os tempos. 

A produção foca a vida do norte-americano que, ao unir harmonia com técnica, contribuiu intensivamente para tornar o baixo também um instrumento solo e não apenas de acompanhamento. O filme mostra depoimentos de célebres baixistas e renomados nomes da música. 
Com imagens, fotos e depoimentos, o documentário aprofunda mais a vida do músico que ficou conhecido tanto por sua carreira solo quanto pela sua participação no célebre grupo de #Jazz Weather Report e seu trabalho com outros artistas como Pat Metheny. Confira o depoimento de colegas de instrumento como Flea (Red Hot Chili Peppers), Geddy Lee (Rush), Sting (The Police) e o próprio Robert Trujillo, além de entrevistas com Carlos Santana e Herbie Hancock. 

Há também depoimentos de familiares, como o irmão Gregory Pastorius e os filhos do primeiro casamento: Mary e John. A produção também não deixa de mencionar os problemas com álcool, bebidas e psicológicos do músico: começaram no fim dos anos 1970 e foram prejudiciais para sua carreira. 

Além de ser o produtor, Robert Trujillo é um personagem importante no filme pois ele é o atual dono do “Bass of Doom" (Baixo da Morte), utilizado por Pastorius em grande parte de sua carreira e que foi roubado em 1986. Em 2007, foi recuperado pelo integrante do Metallica e o documentário mostra um show em que Trujillo utiliza o lendário instrumento de Jaco.

Comentários