Bob Dylan na Suécia: novela entre o ganhador do Prêmio Nobel e Academia pode acabar nos próximos dias

Foto: Paolo Brillo
Depois do não comparecimento na cerimônia de entrega do seu Nobel de Literatura, realizada em Estocolmo em dezembro, alegando “outros compromissos“, o cantor americano Bob Dylan continua evasivo sobre sua homenagem. Dylan tem três shows agendados a partir desta semana na Suécia, o que seria uma oportunidade para receber a condecoração. No entanto, a Academia Sueca até agora não foi contatada pelo músico.

As apresentações serão no dia 1º e 2, em Estocolmo;  e dia 9, em Lund, pequena cidade localizada ao sul da Suécia, na fronteira com a Dinamarca.

No ano passado, quando o artista se recusou a viajar a Estocolmo, a instituição descartou promover um ato alternativo à tradicional conferência do ganhador da homenagem, mas mostrou a esperança de que o cantor pudesse recolher o prêmio quando atuasse na Suécia.

Os vencedores do Nobel ganham uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 2,8 milhões de reais). A condição para receber a láurea é fazer um discurso no prazo de seis meses (até 10 de junho), não necessariamente na Suécia. Até agora, no entanto, Dylan não se pronunciou sobre o assunto.

Aposto minhas fichas que esse cheque será descontado em breve, assim como o tão esperado discurso deve finalmente acontecer.   

Comentários

Postagens mais visitadas