Homenagem: artista recria capa famosa dos Beatles listando celebridades que morreram em 2016


Ilustração: Christhebarker
Por Ana Bittencourt


O ano de 2016 está chegando ao fim e muitos sites começam a fazer a retrospectiva dos bons e maus momentos do ano que passou. Um ilustrador do Reino Unido, conhecido nas redes sociais como Christhebarker, fez uma releitura da capa do álbum clássico “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, oitavo disco de estúdio da banda inglesa “The Beatles”, lançado em 1967. A capa foi criada pelos artistas Jann Haworth e Peter Blake e ao longo da história já foi recriada inúmeras vezes, sendo as mais famosas aquelas feitas pelo músico Frank Zappa e os Mothers of Invention. Até o brasileiro Zé Ramalho e Os Simpsons já entraram na brincadeira.

Christhebarker, no entanto, revisitou a arte original do álbum colocando nele nada menos do que 40 personalidades do mundo artístico que nos deixaram em 2016. O artista publicou o trabalho no Twitter e instantaneamente a imagem viralizou.

A releitura de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” traz artistas inesquecíveis da música, do cinema, da política (Fidel Castro está lá), do esporte (como Muhammad Ali) e das artes em geral. Obviamente, a primeira perda desse ano (e talvez a mais sentida delas), o músico, cantor, compositor, ator e produtor inglês David Bowie, também figura na ilustração. A menção honrosa foi dedicada a Lemmy Kilmister, baixista e líder da banda inglesa Motörhead, que morreu de câncer em dezembro de 2015.

Christhebarker também deu espaço a alguns fatos históricos, como o “Brexit”, abreviação das palavras (em inglês) Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída), para designar a saída do Reino Unido da União Européia. Os Estados Unidos da América e sua história recente também figura na nova capa: um boné com o lema da campanha do presidente eleit, Donald Trump – Make America Great Again (Faça a América Grande Novamente) – foi colocado ali, como uma crítica ao que ainda está por vir.


Além dos já citados Bowie, Fidel, Lemmy e Muhammad Ali, estão ainda Leonard Cohen, Sharon Jones, Prince e Gene Wilder. E você, que outras personalidades ou “sinais” históricos consegue identificar na ilustração de Christhebarker?  


Confira abaixo a capa original de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

Foto: Divulgação

Comentários