sábado, 30 de abril de 2016

BLACK SABBATH PLAGIOU VANUSA? OUÇA!

Divulgação
WHAT TO DO/SABBATH BLOODY SABBATH

Ouvindo as duas canções, facilmente identificamos as semelhanças, tanto no riff de guitarra, quanto em alguns momentos da melodia. A notícia voltou a baila nesta semana depois que o site gringo Plus55 noticiou o suposto plágio. "Vanusa Álbum 4" foi lançado em setembro de 1973, três meses antes de "Sabbath Bloody Sabbath", um dos discos mais celebrados do Black Sabbtah.


No entanto, em entrevista ao “plus55”, Vanusa disse não acreditar em plágio e afirmou que não vai processar o Black Sabbath. “Acho que foi uma coincidência musical. Eu ouvi a canção deles pela primeira vez há dois anos e estava convencida de que eles não me copiaram nem que meus compositores plagiaram algo deles”, disse. 

A cantora também afirmou que, desde que a polêmica surgiu em 2013, seus fãs estão pedindo para que toque "What To Do" em seus shows, uma canção até então esquecida. "Essa música nunca fez parte do meu set, ela estava de certa forma perdida. Mas agora algumas pessoas estão pedindo para tocá­la. E, quer saber? Estou amando. Eu e minha banda estamos ensaiando", disse.

Há muito tititi em diversos fóruns e mesas de boteco e cada um defende uma teoria: alguns dizem que o Sabbath plagiou a Vanusa (o que não deixa de ser bizarro, mas vai saber), outros dizem que Vanusa plagiou o Sabbath, (parece que a banda tocava esse som ao vivo antes do lançamento oficial do disco) e há aqueles que acreditam  em coincidência.

Na verdade "What To Do", única música cantada em inglês do quarto álbum de Vanusa, não foi escrita pela cantora, mas sim pela dupla de compositores Papi e Alf Soares. Apenas essa dupla e os caras do Sabbath podem elucidar essa dúvida.

Por enquanto... Ouça e comprove as semelhanças.

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário