SAM SHEPARD: CRÔNICAS DE MOTEL É RELANÇADO NO BRASIL

Esquerda - capa da edição de 1984. Direita - capa da reedição em formato pocket pela L&PM
Todo o sentimento de um dos mais fascinantes artistas americanos. Uma obra inclassificável que mixa conto, crônica, poesia e fotografia, artifícios narrativos e figurativos. Finalmente “Crônicas de Motel" foi relançado - em edição pocket - pela L&PM. A publicação assinada pelo ator, diretor, dramaturgo e escritor norte-americano, Sam Shepard, apresenta flashes de memória, esboços poéticos e uma série de breves narrativas descoladas de rigores literários.

Shepard, Bob Dylan e Allen Ginsberg. Visita ao túmulo de Jack Kerouac
Lembranças da infância, a juventude na região Oeste dos Estados Unidos, sobretudo na Califórnia, o trabalho como caubói, bicos como garçom, músico, até o sucesso fulminante como premiado dramaturgo e ator – esses e outros assuntos compõem "Crônicas de Motel", cativante coletânea de textos de Sam Shepard. Partes deste livro profundamente original e delicado estão presentes no filme "Paris, Texas" (1984), dirigido por Wim Wenders e vencedor da Palma de Ouro em Cannes, do qual Shepard é roteirista.

Shepard e Patti Smith. 


Poucas trajetórias são tão identificadas com a alma e o imaginário norte-americano. Embora alternando meios de expressão, Shepard nunca deixa de lado seu rico imaginário e seus fantasmas. Publicado originalmente em 1983 – oferece a quintessência do pensamento, do sentimento, da visão de mundo de um dos artistas mais interessantes surgidos na segunda metade do século XX.

Um clássico da cultura pop e excelente porta de entrada para a obra de Shepard. Preço sugerido de R$ 21,9, muito pouco para um livro desse calibre. Recomendo! 

Mais sobre Sam ShepardSam Shepard nasceu em 1943, no estado americano de Illinois. Passou a juventude na região Oeste dos Estados Unidos, sobretudo na Califórnia, onde foi caubói, garçom e roqueiro até tornar-se um premiado dramaturgo e ator. É autor de mais de quarenta peças teatrais, pelas quais recebeu vários prêmios importantes, como o Pulitzer de 1979 com a peça "A criança enterrada." Em 1994, teve seu nome incluído no Theatre Hall of Fame. É roteirista, entre outros, dos filmes "Paris, Texas" e "Estrela Solitária", ambos dirigidos por Wim Wenders. 

Escreveu a canção "Browsville Girl" com Bob Dylan e também publicou um livro sobre a "Rolling Thunder Revue", um dos tours de maior sucesso de Dylan nos anos 1970. Na vida pessoal, Shepard namorou a cantora Patti Smith e foi casado com a atriz Jessica Lange. 

Shepard com Jessica Lange


Comentários