O FIM DO CROSBY, STILLS, NASH & YOUNG

Reprodução
David Crosby conseguiu: acabou com duas bandas. Tá certo que o quarteto fantástico do folk/rock Crosby, Stills, Nash & Young sempre teve uma atividade bissexta, tanto em gravações, quanto em turnês. A primeira GIG foi no Festival de Woodstock, em 1969. O primeiro álbum, "Déjà Vu", veio alguns meses depois, em julho de 1970. Houve apenas mais dois discos com algumas inéditas ou singles, uma coletânea e um álbum ao vivo. Apesar disso, as reuniões sempre evocavam aquela mágica provocada por dois integrantes do Buffalo Springfield (Neil Young e Stephen Stills), um The Hollies (Grahan Nash), e um The Byrds (David Crosby). 

Divulgação Rolling Stone
Pra que uma marinheiro de primeira viagem possa entender ainda mais claramente é assim: CSNY é um quarteto que nasceu como trio. Sua formação mais comum, na verdade, é sem Young, quando a banda assina como CSN, e que teve estreia fonográfica no álbum homônimo lançado em 1969, mantendo uma longa atividade (principalmente em tours) nessa formação como trio (foram só seis álbuns).

Bem, todos tiveram carreiras solo. Alguns de deram melhor, caso de Neil Young, certamente o nome de maior expressão artística dentre os membros dessa conjunção. Stills também ganhou destaque, sendo que Crosby e Nash, ainda atuaram como dupla, além de ainda produzirem álbuns individuais esparsos.

Divulgação
Em 2014, Neil Young se desentendeu com David Crosby e disse que nunca mais tocaria como CNSY. O motivo foi Crosby que andou falando mal de Daryl Hannah, atual namorada de Young. E agora Crosby deixou outro integrante irritado: Graham Nash.

Em uma entrevista à revista alemã Lust For Life, Nash falou de sua relação com Crosby usando palavras duras, mas sem revelar detalhes:

"Não gosto de Crosby agora. Ele tem sido terrível comigo nos últimos dois anos, simplesmente terrível. Eu estive presente e salvando sua pele por 45 anos e ele me trata como merda. Você não pode fazer isso comigo. Você pode fazer isso por um dia ou algo assim, se eu acho que você vai mudar. Mas quando isso se estende e eu fico recebendo emails desagradáveis, chega num limite. Foda-se. David arrancou o coração do Crosby, Stills, Nash & Young. Como eu posso não ficar triste? Olhe para a música que provavelmente perderemos. Como posso não ficar triste com isso? A verdade é que depois de ficar totalmente imerso na música minha, de David, Stephen e Neil, para mim acabou. Eu aguentei 10 anos disso. Me deixe em paz, porra. Eu preciso me concentrar em mim mesmo agora".

Divulgação
Graham Nash lança seu novo álbum solo - o primeiro em 14 anos - no mês de abril. O disco se chama "This Path Tonight" e falamos sobre os detalhes do lançamento anteriormente. Stephen Stills, que não se pronunciou sobre o assunto, também tem disco a caminho: "Pierced Arrow", de sua banda The Rides (que se completa com Kenny Wayne Shepherd e Barry Goldberg), chega ao mercado em maio.

Completando a atualização de status, Young lança novo disco esse ano, enquanto o último álbum de Crosby foi "Croz", de 2014. O CSN esteve no Brasil em 2012, quando fez shows na capital paulista, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Lamento não ter ido. Ganhei uma camiseta oficial de um amigo.

Quem viu isso de perto, viu, quem não viu, coloque um LP pra rodar no toca-discos ou saque um DVD da prateleira. Triste, mas é o que nos resta.  

Divulgação

Comentários