IT'S ONLY ROCK'N'ROLL: FALTAM 33 DIAS PARA VER OS ROLLING STONES EM PORTO ALEGRE

Reprodução RS
A faixa título do álbum dos Rolling Stones lançado em 1974 nasceu de uma sessão improvisada na casa de Ronnie Wood, em Richmond, Inglaterra, em julho de 1973. Gravada por Mick e Ronnie, David Bowie deu uma força nos backings, sendo que a canção foi terminada no ano seguinte, em Stargrooves, na casa de Jagger, e no estúdio da Island. A guitarra valendo (take original) de Ronnie foi apagada por Keith. Porém, a versão final ainda conta com o violão de doze cordas de Ronnie. 

Capa do álbum dos Stones lançado em 1974.
Vale lembrar que na época do registro, Wood ainda não havia entrado nos Stones, pois era o guitarrista do Faces. Tanto que quando a primeira versão de “It’s Only Rock’n’roll” foi gravada na cada de Ronnie, ele chamou Kenney Jones, baterista do Faces para dar conta do serviço. Charlie Watts não se importou. Ah, Bill Wyman também não teve restrições em outro baixista gravar no seu lugar. As quatro cordas ficaram a cargo de Willie Weeks, um dos baixistas preferidos de George Harrison (gravou seis álbuns com o beatle).

Em sua biografia, Ronnie nos conta como se deram as gravações:

“Mick me deu uma força pra escrever ‘I can feel the fire’. E eu o ajudei em ‘It’s only rock’n’roll’, que decidimos gravar no estúdio da minha casa. Como Andy Newmark tinha desaparecido, decidimos acordar Kenney Jones. Na sessão, entre possibilidades e situações extremas, acabamos reduzindo a base da música. Em meu estúdio, Mick fez o vocal e nós dois gravamos as guitarras. 

David Bowie e eu gravamos o coro: ‘I like it, I like it!’. Depois disso, Mick trabalhou com os Stones para fazer o overdub. Charlie manteve a bateria de Kenney, dizendo que não faria o acompanhamento de outra maneira. Em seguida eles levaram a música para O Island Studios onde Keith comentou: ‘Tomei a precaução de tirar as partes de guitarra’. Mas ele acabou não cortando meu violão de 12 cordas”.

“It’s Only Rock’m’roll” foi o último disco de Mick Taylor nos Stones. Uma prova de que sua presença na banda já era reavaliada é exatamente sua ausência na faixa título do LP. Pelo menos no clipe ele aparece. Em breve Ronnie Wood seria um stone. “It’s Only Rock’n’roll é o cartão de visitas do guitarrista do Faces.


Comentários