Forever Young: Rod Stewart, 70 anos



Rod Stewart faz 70 anos neste sábado, 10 de janeiro. Para homenageá-lo, poderíamos escolher tanta coisa... Quem sabe alguma de suas canções à frente do The Jeff Beck Group? Provavelmente algo com o Faces fosse mais apropriado. Tanta coisa bacana da gloriosa carreira solo nos anos 1970. No entanto, certa vez Rod Stewart declarou em uma entrevista que “Forever Young” era uma de suas canções favoritas.

A Faixa 4 do Lado A de “Out of Order”, álbum lançado em 1988, foi inspirada num clássico homônimo de Bob Dylan, gravado em 1974. E não é só isso: a estrutura da letra e música guardam semelhanças. Rod disse que quando se deu por conta que devido aos tours e compromissos de sua carreira, havia perdido praticamente cinco anos de convívio com seus filhos, Sean e Kimberly, resolveu mudar o rumo das coisas. A música surgiu dessa constatação e desde então, seus filhos foram vistos com maior frequência em sua companhia.

Em tradução livre, eis o conteúdo da mensagem de Rod aos filhos (leia a letra original):

Que o bom Deus esteja com você / Em cada estrada que perambular / E que a luz do sol e a felicidade / Te envolvam quando você estiver longe de casa.

Que você cresça para ser orgulhoso / Digno e sincero / E faça para os outros / O que você faria para si mesmo.

Seja corajoso e valente / E no meu coração você sempre permanecerá / Eternamente jovem.
Que você seja um afortunado / Que sua luz-guia seja forte / Construa uma escada para o céu / Com um príncipe ou um vagabundo.

E que você nunca ame em vão / E no meu coração você ficará / Eternamente jovem.
Quando você finalmente voar embora / Espero que eu tenha colaborado com você / Pois toda a sabedoria de uma vida / Ninguém pode jamais contar.


Mas qualquer que seja a estrada que você escolher / Estou bem atrás de você, vença ou perca / Eternamente jovem.

Clã Stewart. Da esquerda para direita: seus filhos Sean, Kimberly, Ruby, Penny Lancaster (mulher de Rod) e o próprio. 
Na verdade, o tema quase ficou fora do disco, e só foi incluso por insistência do produtor Steve McMillan. Depois de finalizá-la, Rod contatou Dylan, indagando-o sobre a possibilidade de lançar “Forever Young” apenas fazendo referência a fonte que o inspirou, sem creditá-lo como coautor. Bob disse não, afirmando que a única possibilidade da música existir seria com sua participação nos royalties, e consequentemente, seu nome escrito oficialmente como um dos mentores do som. E assim, a “Forever Young” de Rod Stewart é co-assinada por Dylan, além de contar com mais dois nomes que o ajudaram a compô-la - o guitarrista Jim Cregan e o tecladista Kevin Savigar, membros da banda de Rod no final da década de 1980.


A canção entrou no TOP 20 da BillBoard (chegou na posição 12) e foi um dos últimos megassucessos gravados por Rod. Alguns anos depois os autores ainda faturaram 2 milhões de dólares pela inclusão de "Forever Young" num comercial da fábrica de Fraldas Pampers. 

Sobre isso, Rod disse em sua autobiografia:

“Eu aceitei porque eles não me pediram pra aparecer. Usaram imagens de animaizinhos bonitinhos, o que foi mais inteligente. Eu fico horrível de fralda”. 

Aqui no blog, veja “Forever Young” e o clipe original com o garoto de cabelos de fogo. Confira também uma versão alternativa voz e piano (gravada em 1996), além do comercial da Pampers.

Parabéns, Rod!





Comentários