sábado, 3 de janeiro de 2015

As 100 Maiores Canções de Jazz de Todos os Tempos (por Jazz24 e NPR)

Chet Baker

Dica do dia pra quem curte jazz, seja você um iniciante, ou um escolado no gênero. Os sites Jazz24 e NPR Música fizeram uma enquete mundial para eleger as 100 melhores canções de jazz em todos os tempos. 1500 canções foram citadas por cerca de 10 mil participantes.


No topo da lista aparece “Take Five”, composição escrita por Paul Desmond e apresentada pelo The Dave Brubeck Quartet, no álbum “Time Out”, de 1959. “Take Five” foi o primeiro single de jazz da história a vender 1 milhão de cópias. O segundo lugar da lista ficou com “So What”, de Miles Davis, gravada no álbum “Kind of Blue”, também de 1959. Em terceiro lugar aparece “Take The a Train”, composta por Billy Strayhorn e gravada por Duke Ellington, no álbum “Uptown”, de 1952. John Coltrane é o músico que aparece mais vezes, com oito canções. 

A lista traz ainda uma galeria de lendas como Dizzy Gillespie, Louis Armstrong, Chet Baker, Ella Fitzgerald, Stan Getz, Benny Goodman, Oliver Nelson, Herbie Hancock, Coleman Hawkins, Bill Evans, Ahmad Jamal, Glenn Miller, Ray Charles, Charlie Parker, Errol Garner, Billie Holiday, Thelonious Monk e Nina Simone.

Claro que muita coisa boa sempre fica de fora, no entanto, um dos lances bacanas de listas como essa é o fato de dar um norte a novos ouvintes e simpatizantes do gênero. No player abaixo a nº 1 do ranking.



Fonte: Revista Bula

Nenhum comentário:

Postar um comentário