"Outlaw" conta como Waylon Jennings, Willie Nelson e Kris Kristofferson mudaram a música country



Uma pena, mas provavelmente essa publicação nunca seja editada aqui. Trata-se de “Outlaw - Waylon, Willie & Kris, and the Renegades of Nashville”, livro escrito por Michael Streissguth que relata as histórias de três lendas da música country, e principalmente fala de como esse trio redefiniu o gênero nas décadas de 1960 e 70.

O mesmo autor de uma famosa biografia de Johnny Cash, esmiúça a vida e a obra de Waylon Jennings,  Willie Nelson e  Kris Kristofferson, trio de rebeldes que chegou a Nashville e sacudiu o coreto valendo por lá. Eles tinham uma bagagem completamente diferente do restante da caipirada da época, inclusive transitando livremente com gêneros como blues, jazz e rock and roll. O resultado dessa incursão gerou canções inovadoras e álbuns dissonantes com aquilo que era feito até então. No andar da carruagem, tornaram-se líderes do chamado movimento “Outlaw” da country music, que definitivamente mudou as rígidas regras do jogo ensaiado de um gênero que raramente inovava. Esses três mudaram tudo.

Com raro arquivo fotográfico, “Outlaw” oferece um amplo retrato desse movimento, que inclui ainda um elenco diversificado de personagens ‘secundários’, como Rodney Crowell, Kinky Friedman, e Billy Joe Shaver, entre outros.

Em tempo, esse mesmo time que encabeça as histórias do livro, com o acréscimo de Johnny Cash, deu vida ao The Highwayman, lendário supergrupo que entrou em diversas turnês e também gravou álbuns. Como Cash e Jenning são falecidos, a boa nova é que recentemente a dupla remanescente se juntou a outro pioneiro, Merle Haggard. O trio prepara um novo álbum ainda para esse ano.


Vem coisa fina por aí. A prova disso pode ser conferida no player abaixo. Apresentação desse trio com a participação de Blake Shelton (Grammy 2014).  

Comentários

  1. Hehehehe. Quando Merle começa Okie from Muskogee dizendo "We don't smoke marijuana in Muskogee", Willie faz aquela cara de "puta lugar chato que é Muskogee".

    ResponderExcluir

Postar um comentário