quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Johnny Cash completaria 82 anos nesta quarta-feira (26/02)


Esse faz falta no mundo.

Escolhi três momentos para relembrar a seminal obra do Homem de Preto. Primeiro "God’s Gonna Cut You Down", som que está no álbum póstumo "American Recordings VOL. 5" (2006). Trata-se de uma canção religiosa de domínio público que caiu como uma luva na voz de Johhny Cash.

Na tela uma lista que inclui Iggy Pop, Keith Richards, Brian Wilson, Shelby Lynne,Mick Jones, Patti Smith, Chris Martin, Bono Vox, Anthony Kiedis, Flea, Kate Moss, Justin Timberlake, os atores Johnny Depp, Dennis Hopper, Woody Harrelsone Chris Rock.



Eles são alguns dos 36 artistas que fazem rápidas aparições no vídeo dirigido por Tony Kaye, todos vestidos de preto em homenagem ao cantor. O conceito do clipe foi criado por Kaye, Timberlake, Rick Rubin e Mark Romanek (Retratos de uma obsessão), diretor do lindo e premiado vídeo de "Hurt", música do Nine Inch Nails regravada por Cash.



E tem mais, "Hurt" foi nomeado pelo semanário britânico NME o Melhor Vídeo Musical de Todos os Tempos. Inclusive, dá pra dizer que a canção gravada originalmente pelo Nine Inch Nails ganhou sua versão definitiva na voz de Cash. O clipe também foi escolhido pela Revista Rolling Stone como o 5º Vídeo Mais Influente de Todos os Tempos.

E pra finalizar, Cash ao vivo em San Quentin, final dos anos 1960. 



E dez anos depois de sua morte, um álbum engavetado de Johnny Cash vai finalmente ver a luz do dia. Trata-se de “Out Among the Stars”, LP gravado pela lenda da música country início dos anos 1980, mas que nunca chegou a ser lançado. Cash gravou o disco entre 1981 e 1984, após ter renovado o contrato com a Columbia Records, que acabou engavetando os takes. Cash guardou os cassetes em casa. Foi quando seu filho, John Carter Cash, e os arquivistas da Legacy Recordings descobriram as tais fitas no ano passado.

Na época em que registrou as canções, Cash passava por um momento de baixa em sua carreira, tanto que a Columbia acabou rompendo o contrato com o artista. Lembre-se que no início daquela década, a música country deixava de lado as origens para incidir um duvidoso flerte com o pop e as FMs, algo que persiste até hoje. Apesar da Columbia nunca ter lançado o material John Carter declarou que o conteúdo agradará aos fãs do pai. O álbum inclui duetos com June Carter Cash e Waylon Jennings. “Out Among the Stars” sera lançado em 25 de março de 2014.

Ouça uma das canções do lost álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário