Fats Domino, um dos pioneiros do rock, completa 86 anos nesta quarta-feira


Vindo de New Orleans, Fats Domino já era um sucesso nas paradas de R&B desde 1949, porém, em 1955, foi o primeiro cantor negro a furar o cerco racial das paradas do rock com “Ain’t that a shame”.  A partir dali, teve outras 37 canções entre as mais vendidas, isso até o início dos anos 1960. 

Esse pioneiro do rock completa nesta quarta-feira (26/02) 86 anos. 

Empilhou sucessos, ganhou Grammys e medalhas de presidentes da república pela sua contribuição a música norte-americana. Sua carreira declinou com o início da chamada Invasão Britânica, mas Fats nunca deixou de gravar. Durante o início da década de 80 decidiu que não deixaria novamente Nova Orleans, pois recebia uma grande quantia com royalties e muito pouco com turnês, como também alegou que não encontrava comida que gostasse em outros lugares. Sua indução ao Rock and Roll Hall of Fame e uma indicação para se apresentar na Casa Branca falharam em persuadir o músico a abrir exceções.

Em 2005, duarante a passagem avassaladora do Furacão Katrina por New Orleans, apesar de todos alertas, ele se recusou a deixar a cidade. Perdeu tudo. Reconstruiu sua casa e foi um dos artistas que promoveu espetáculos para reerguer a autoestima da cidade.


Muitas vezes esquecido, Fats Domino merece nossa lembrança. 

Comentários