Há exatos 45 anos, os Beatles faziam sua última apresentação pública


Assista a apresentação

Há 45 anos, os Beatles faziam sua última aparição pública, apresentando-se de surpresa no terraço do prédio da Apple, o nº 3 da Savile Row, em Londres. O “Rooftop Concert” ficou marcado por representar a fase final da banda, cercada de tensão e disputas internas.

Na quinta-feira fria e enferruscada de 30 de janeiro de 1969, os Beatles (com a participação do tecladista Billy Preston) subiram ao terraço da Apple e por 42 minutos, fizeram sem saber, uma das mais lendárias despedidas da história da música. O repertório contou com “Get Back”, “Don’t Let Me Down”, “I’ve Got a Feeling”, “One After 909” e “Dig a Pony”. Foi quando o engenheiro de gravação, Alan Parsons, notou que a fita havia acabado e pediu um tempo para trocá-la. Durante esse período, os Beatles tocaram ainda “God Save the Queen” e uma parte de “I Want You (She´s so Heavy)”, que infelizmente não foram registradas.

Ao fim de “Get Back” é possível ouvir os aplausos ao fundo e o agradecimento de Paul McCartney: “- Thanks, Mo”. Era Maureen Cox, esposa de Ringo, que aplaudia a apresentação. Com tanto tumulto e barulho, a polícia foi acionada e enquanto os Beatles tocavam, alguns amplificadores foram desligados. No documentário “The Beatles Anthology”, Ringo comenta que seria um excelente fim para as filmagens, se ao invés de pedir que abaixassem o volume, a polícia o arrancasse da bateria no meio do show.

Após a apresentação, os Beatles engavetaram todo o projeto “Get Back” e desistiram de lançá-lo, devido à [suposta] falta de qualidade das gravações. Terminava o show e também a possibilidade de manter o grupo unido como nos velhos tempos. Projetos paralelos, falta de pensamento coletivo e troca de acusações tornaram a convivência insuportável. Posteriormente, parte desse material seria lançado oficialmente no álbum “Let It Be.

O que podemos concluir claramente nesses vinte e poucos minutos do quarteto no palco, é que esses caras ainda tinham muita lenha pra queimar como banda. 

Assista o Canto do Cisne dos Beatles. 



Com informações do site The Beatles College

Comentários