74 anos de Jeff Beck e 50 anos "Truth"

Divulgação
Neste domingo (24), Jeff Beck completa 74 anos. Para homenageá-lo, relembramos que no próximo mês de agosto, "Truth" (1968), álbum de estreia do Jeff Beck Group, chega aos 50 anos.  O Memorabilia reprisa texto assinado pelo jornalista Celso Pucci, publicado originalmente em 1989 na extinta revista Bizz.  
☆☆☆☆☆

(Swinging London, 1968. Em um cenário musical efervescente, dominado pelas cores psicodélicas dos Beatles em "Sgt Pepper's" - lançado no ano anterior - e das guitarras delirantes de Jimi Hendrix e Syd Barrett, surge outra referência capital para os futuros rumos do rock: "Truth", um disco com profundas raízes no blues e no soul, mas ao mesmo tempo embebido do espírito alucinado da época. A principal ferramenta utilizada para forjar o tesouro foi a guitarra paranoica de Jeff Beck.

Autodidata, egocêntrico, pioneiro, temperamental, maníaco - muitos foram os adjetivos usados para tentar qualificar esse autêntico anti-herói da guitarra. Porém, todos eles acompanhavam um único substantivo: gênio. Tudo começou quando Beck - por recomendação de Jimmy Page - foi chamado para substituir deus - ou seja, Eric Clapton, um dos mais conceituados guitarristas da época - nos célebres Yardbirds.

Beck esteve no grupo por pouco tempo e, ao deixá-lo, conheceu o produtor Mickie Most, que o convenceu a formar uma banda e a gravar três compactos. Beck então convocou Rod Stewart e Ron Wood, ambos figuras emergentes no panorama musical. O primeiro - ex-futebolista -, um cantor que nutria uma infinita admiração por Sam Cooke e possuía um timbre vocal personalíssimo; o outro, um inquieto baixista que posteriormente se tornaria guitarrista dos Faces e dos Rolling Stones. Para completar o time, o baterista Aynsley Dunbar, logo substituído por Mick Waller. A banda empreendeu uma turnê americana como suporte do Cream. Sucesso total, para ambos os grupos: Beck e Clapton foram aclamados incondicionalmente.

De volta a Londres, Beck e sua banda gravaram o primeiro LP. A guitarra de Jeff tinha conseguido encontrar um perfeito complemento na carismática rouquidão da voz de Rod. Além disso, a banda havia incorporado a virtuose bluesy do piano de Nick Hopkins, o sexto Stone. Resultado: um repertório impecável, executado magistralmente. Na contracapa, as faixas imodestamente comentadas, uma a uma, pelo próprio Beck. 

O disco começa com a paulada de "Shapes of Things", um hit dos Yardbirds rearranjado por Jeff. Continua com "Let Me Love You", um blues de Rod, no qual voz e guitarra travam um inesquecível diálogo que parece se estender na balada "Morning Dew". Seguem-se o blues "You Shook Me", de Willie Dixon, recomendado por Beck para se ouvir furioso ou chapado, e a pungente interpretação de "Ol´ Man River", com Jeff no baixo e John Paul Jones, futuro baixista do Zeppelin, no órgão.

"Greensleeves", uma famosa canção tradicional, serve de prelúdio ao outro lado do LP, numa sutil intervenção acústica. Na sequência, "Rock My Plimsoul" - uma música de Rod que já havia sido lançada anteriormente, aqui numa regravação aprimorada - e "Beck´s Bolero", um memorável número instrumental de autoria de Jimmy Page, envolto numa sinfonia de guitarras e violão. Depois, "Blues De Luxe", uma preciosa gravação ao vivo pontuada pela técnica e o feeling dos solos de Jeff e Nicky. Para encerrar, "I Ain't Superstitious", outra do bluesman Dixon, na qual Beck confessa em suas próprias palavras (e notas musicais) ter se apropriado dos riffs de outra fera do blues, Howlin' Wolf. 
Beck, Wood, Waller e Stewart, o Jeff Beck Group em 1968. 

Mestre incontestável na ampliação dos recursos da guitarra elétrica e na utilização de efeitos e pedais, Jeff Beck em "Truth" encontra-se no auge de sua criatividade. Talvez alguém afirme que prefira as fases posteriores do guitarrista dos guitarristas. Quanto a mim, fico com a época em que Beck ainda não tinha se alojado sob a sombra de John McLaughin e nem se contentava em se autoparodiar.  
☆☆☆☆☆

Lado A

1 Shapes of Things 
2 Let Me Love You 4:43
3 Morning Dew 4:42
4 You Shook Me 2:32
5 Ol' Man River 4:00

Lado B


1 Greensleeves 1:50
2 Rock My Plimsoul 4:14
3 Beck's Bolero 2:54
4 Blues De Luxe 7:32
5 I Ain't Superstitious 4:53


Comentários

  1. Baita disco e um dos meus preferidos de todos os tempos. Só tenho dúvidas em relação a Blues Deluxe ser realmente gravada ao vivo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário