Charlie Fineman




Eu tenho certeza que o Adam Sandler se baseou em alguns aspectos da personalidade de Bob Dylan para compor o Charlie Fineman de "Reine Sobre Mim", filme escrito e dirigido por Mike Binder. A trama narra a história de um cirurgião dentista de Nova York que perdeu toda a sua família durante os ataques terroristas de 11 de setembro. Alguns anos depois, ele reencontra Alan Johnson (Don Cheadle), um velho amigo de faculdade que sensibilizado pela tragédia do ex-colega, resolve colaborar com sua recuperação.

Fineman ganhou uma indenização milionária pela morte da esposa e das três filhas, e após a tragédia, largou a profissão e resolveu entrar num casulo. Sempre munido de fones de ouvido e pilotando uma espécie de patinete motorizado, só sai de casa para comer em um restaurante chinês, ir ao cinema, comprar instrumentos musicais e LPs. A excessão em termos de sociabilidade é que ele toca bateria numa banda hard core. Além disso, mantém um estúdio em casa onde também dedilha uma guitarra, e caminha a passos largos para aumentar sua coleção de raridades do rock com mais de 5.000 vinis.

Saquem só a jam session que Sandler e Cheadle fizeram durante as gravações do filme. Esse vídeo tá nos extras do DVD. E os dois ainda cantam!





Diagnosticado com Síndrome de stress pós-traumática grave, Fineman não consegue superar a maior tragédia de sua vida. Retomar a grande amizade do passado parece ser a única coisa que poderá ajuda-lo a se recuperar do enorme sofrimento que vive. Com uma trilha sonora que passa por sucessos de Bruce Springsteen, Graham Nash, Pretenders, Jackson Browne, The Who, Pearl Jam, entre outros, o filme mostra que Adam Sandler pode nos surpreender como ator.

Veja o trailer.





Tive contato com a obra no ano de lançamento, em 2007, e mais de meia década depois de ter chegado às telas e prateleiras, confesso que fui tocado novamente pela história. E como disse no primeiro parágrafo desse texto, sim, Adam Sandler é uma espécie de Bob Dylan semirrecluso cheio de nóias e tiques. E a semelhança é inclusive física. Filmaço.

 A sequência inicial já é o anúncio da promessa do que veremos.

Ao som de “Simple Man”, de Graham Nash.


Comentários