O Fim do Mundo




Crônica #19 publicada no Diário de Santa Maria 23.11/2012 | N° 3307

Parecia distante. Agora não. Estamos a poucas semanas do dia 21 de dezembro de 2012. Esta data é considerada como o dia final de um ciclo de 5.125 anos do Calendário Maia. Cientistas, astrônomos, paranormais, macumbeiros e sei lá mais quem falam de vários alinhamentos astronômicos e fórmulas matemáticas atreladas a essa data. A interpretação de que esse malfadado (ou bendito) dia marca o início da Nova Era também nos explica que a Terra e seus habitantes podem sofrer uma transformação espiritual, e que 2012 - seria o começo de um novo tempo. Outros sugerem que o ano de 2012 demarca apenas o Fim do Mundo que conhecemos (apenas?) e que estaríamos prestes a vivenciar uma nova catástrofe de grandes proporções, cataclisma esse que vai entortar as coisas valendo de leste a oeste. Aí surge na memória 2012, filme de Roland Emmerich, estrelado por John Cusack. Por sinal, uma porcaria de filme que só nos chama a atenção pelos efeitos especiais. Quem não se impressionaria com a imagem do Cristo Redentor despencando escada abaixo pelo Morro do Corcovado? O certo é que grande parte da população mundial segue alheia a tudo isso, tanto que a data faz tempo, já é uma espécie de piada que gera uma série de desdobramentos que acabam justificando a inconsequência dos dias de hoje. Tipo: “já que o mundo vai acabar...”.





Antes de escrever essas linhas, dei uma fuçada de leve na internet sobre o tema. Há uma conta no Twitter chamada Maya People que começou há meses uma contagem regressiva para o dia 21/12. Se você acessá-la hoje, lá estará publicado - 28days #maya. No Facebook tem um aplicativo que mostra um monte de opções para aproveitar os supostos últimos dias por aqui. Existem centenas de blogs que publicam mapas de como ficará o Planeta Terra depois da grande turbulência de dezembro. Procure e encontrará com facilidade. Em vários lugares do mundo pessoas estocam comida e água para superar a consequente escassez de víveres que os sobreviventes precisarão superar após o evento. Abrigos foram construídos para refugiar esse pessoal.


Mapa mundi pós 2012 segundo o paranormal Gordon-Michael Scallion


Eu me lembro de 1999, quando o fim do mundo foi anunciado via Profecias de Nostradamus. Mas ainda estamos aqui. Antes disso, em 1986, o Cometa Halley já tinha levado um pessoal a dizer que o tal cometa iria se chocar contra a Terra. Também não rolou. O lance é relaxar. Dia 21 ‘tá chegando de qualquer jeito. Quanto aos sinais dos tempos, quando ouvimos os noticiários e sabemos que milhares de pessoas morrem de forma violenta todos os dias, quando sabemos que o cantor Gusttavo Lima chega ao número um das paradas da Billboard e que o Corinthians estará em breve disputando um título mundial de futebol, bom, aí dá pra acreditar mesmo que alguma coisa precisa acontecer. Que mundo doido esse nosso, não acham? O dia 21 de dezembro cai numa sexta-feira em 2012. Já pensou onde você estará neste dia?


Representação do calendário Maia

Comentários