Novo álbum de Bob Dylan pode ter produção de Daniel Lanois

Dylan e Lanois na entrega do Grammy, em 1998, Reprodução
Por Márcio Grings e Cristiano Radtke

Algumas pistas deixadas na internet dão conta de que um reencontro improvável entre Bob Dylan e Daniel Lanois pode dar vida a uma nova obra do ganhador do Prêmio Nobel de literatura. Aos desavisados, a dupla já realizou dois álbuns em conjunto: “Oh Mercy” (1989) e “Time Out of Mind” (1997), este último inclusive laureado com três Grammys. E mais: muitos fãs e críticos especializados na obra de Dylan consideram os trabalhos em questão os melhores álbuns de Dylan nas respectivas décadas. Particularmente (Grings e Radtke que assinam esse texto) colocamos “Oh Mercy” e “Time Out of Mind” em nossos rankings particulares de preferências. Em seu extenso currículo de colaborações, Lanois também produziu discos de Neil Young, Willie Nelson, U2, Peter Gabriel, entre outros.

Oh Mercy (1989) e Time Out of Mind (1997), reflexos da união entre produtor e artista. Reprodução
Essa união parecia incerta de ser reprisada devido dissidências entre produtor e artista durante as sessões da última leva de canções que realizaram juntos. Para saber mais sobre o tema leia “A Balada de Bob Dylan”, livro escrito por Daniel Epstein que explora com detalhes o embate de pontos de vista entre Dylan e Lanois. O resultado dessas desavenças profissionais é que depois de "Time Out of Mind" Bob Dylan nunca mais trabalhou com produtor algum, optando por se autoproduzir e para isso utilizando o alterego de Jack Frost.

Boatos de uma nova produção envolvendo a dupla surgiram no último mês de dezembro. Reprodução
A origem desses rumores é um tweet e uma foto postada no instagram (ambos deletados rapidamente, assim como as contas onde foram postados), nas quais um engenheiro de som que trabalha com Lanois (J. Higgins) dá a entender que Dylan participaria de uma sessão de gravação no dia seguinte. Saiba mais aqui 

Ainda segundo fontes próximas a Dylan, esse futuro álbum já teria título e tracklist definido - “Postcard Serenade”. 

Confira a suposta lista de canções:

01 You Know Me
02 What You Want With a Man?
03 Birds Nest
04 Albert's Elegy
05 Smooth Skin, River Rough
06 You Wanna Stay Over?
07 Might Curl Up Here
08 The Hardly Open Eyes
09 Window Dressing
10 It Can't Be Helped
11 Why Sleep All Day?

Como era esperado em se tratando de um artista do quilate de Dylan, um rumor desses é algo que movimenta os fãs de maneira absurda, então há muito burburinho questionando a veracidade da informação que teria vindo também de alguém ligado a Lenny Kaye, guitarrista de Patti Smith. Se tudo não passa de um boato ou algumas das informações futuramente não batam, em poucas semanas deveremos saber. Por enquanto, vale o bordão – “Onde há fumaça, há fogo!” Aguardemos.

Por aqui, fiquem com dois temas produzidos nesse encontro entre produtor e artista. “Man in a Long Black Coat” (Oh Mercy) e “Not Dark Yet (Time Out of Mind).

Comentários

  1. Incluiria um disco nesta lista que me surpreendeu em 2016. "Sorrow" de Colin Stetson fazendo uma releitura da 3a sinfonia de Gorecki.

    ResponderExcluir

Postar um comentário