Música e cultura POP no Netflix: 10 documentários para você assistir no feriadão de ano novo

Divulgação
#
Por @MárcioGrings

Nada melhor do que um bom filme para preencher aquele espaço em branco no feriadão de ano novo. Se você é assinante do Netflix, o Memorabilia aponta 10 documentários ligados à música que podem tornar esse final de 2017, início de 2018, mais interessante....  Ainda mais se você curte unir um bom filme a uma boa trilha sonora. Ainda tem uma DICA CORINGA AQUI 
  
1 – All Things Must Pass – The rise and fall of Tower Records (2015)  

Com relatos de Russ Solomon, mentor intelectual da Tower Records, conhecida como a maior loja de discos do mundo, além de entrevistas com vários funcionários da Tower e personalidades da música mundial (como Elton John, Dave Grohl e Bruce Springsteen), o documentário conta a ascensão e a queda de um dos grandes impérios da cultura pop. Indispensável para entendermos o quanto a era do streaming enterrou um dos principais santuários do culto à música.

  

2 – Danny Says (2015)

Ativo desse a segunda metade dos anos 1960, o jornalista Danny Fields tem protagonizado um papel fundamental na história do rock’n’roll. Ele assessorou artistas como Lou Reed, Nico, Judy Collins, Stooges, MC5, Ramones, Doors, Iggy Pop, entre outros. O filme é peça chave para entender a a importância de Fields como catalizador e descobridor de talentos numa das épocas mais prolíficas da música mundial.  



3 – George Harrison – Living in the material world (2011)

O documentário de Martin Scorcese sobre George Harrison é uma obra prima. Além de cobrir toda a carreira de George, a obra também faz uma imersão na figura enigmática e introspectiva de um dos maiores artistas do nosso tempo. Se “I Me Mine”, a autobiografia do beatle nunca foi lançada por aqui, o documentário supre uma carência por material sobre George, desvenda aspectos de personalidade, espiritualidade, além de revelar novas perspectivas a respeito de sua vida e obra.
       

4 – Joe Cocker – Mad dog with soul (2017)

“Mad dog with soul” é porta de entrada para conhecer um pouco mais sobre um dos mais importantes  perfomers do rock/soul, mas também investiga uma época que ainda produz ecos de revolta e destruição sob o lema de paz e amor. Os relatos sobre os altos e baixos (mortes e renascimentos) de Joe Cocker, também elucidam parte do colapso da geração que brilhou no Festival de Woodstock.

    

5 – The Other One – The long strange trip of Bob Weir (2014) 

O guitarrista Bob Weir fez parte de uma das bandas mais incensadas da cena de São Francisco nos anos 1960, o Grateful Dead. Ao lado de Jerry Garcia, seu mentor e parceiro, construiu uma carreira marcada por excessos e uma extensa produção musical.  Em retrospecto, o filme proporciona uma ampla reflexão sobre a cena psicodélica que contagiou os dois lados do Atlântico.



6  – What Happened Miss Simone? (2015) 

A trajetória genial e trágica da cantora norte-americana Nina Simone é reapreciada pela diretora indicada ao Oscar Liz Garbus. O filme é repleto de entrevistas com amigos, familiares e a própria Nina em gravações inéditas. Um dos momentos mais marcantes, é quando depois de vários anos de ausência dos palcos, falida, Nina retorna no Festival de Montreaux, em 1976. Indispensável.


         
7 - The History of The Eagles (2013)  

Com total colaboração de integrantes e ex-integrantes do Eagles, “The Story Of The Eagles” abrange desde os tempos iniciais dos músicos, com direito a momentos das bandas da qual fizeram parte anteriormente, até a realização de “Long Road Out Of Eden” (2007), seu primeiro álbum de estúdio desde The Long Run (1979). Vasto material com entrevistas e diversos registros de todas as fases do grupo. Um dos melhores docs musicais que já vi. 



8  – Keith Richards - Under the Influence (2015) 
               
“Não estou envelhecendo. Estou evoluindo”, diz Keith Richards no finalzinho de “Under the Influence”. Da carreira com os Rolling Stones, culminando na gravação de “Crosseyed Heart”, seu último álbum solo, Keith fala de boa sobre suas origens, a influência do blues e da música country, e perpetua a mítica de ser um dos maiores bon vivants do rock, o tornando uma das lendas vivas mais amadas do universo musical..



9 - The Wrecking Crew (2008) 

A The Wrecking Crew era conhecida como a melhor banda de estúdio de Los Angeles, um grupo de músicos talentosos disponíveis para contrato em qualquer gravação que fosse bem paga. Responsável pela massa corpórea de “Pet Sounds”, um dos mais importantes álbuns da música pop, o filme paga tributo a este fantástico grupo de músicos. Certamente você irá se surpreender com a porrada de canções em que o Wrecking Crew atuou e você não tinha a mínima ideia disso.     



10 - A um passo do estrelato (2013)

Acompanhe a trajetória artística de várias cantoras de apoio, artistas responsáveis por harmonias e pelo sucesso de canções que integram nosso inconsciente coletivo, mas muitas vezes desconhecidas do grane público. O filme retrata como essas cantoras são vistas na indústria musical, e porque não conseguiram ou (não quiseram) brilhar como artistas solo.     

Comentários