Um livro para conhecer mais sobre os bastidores das gravações dos Beatles

Debruçados em uma mesa de áudio. O jovem Geoff com George Martin e os Beatles. Foto: reprodução
Poucos livros lançados sobre os Beatles podem ser mais interessantes do que "Here, There and Everywhere - minha vida gravando os Beatles" (Editora Novo Século, R$ 44,90), escrito pelo engenheiro de som Geoff Emerick (em parceria com o jornalista Howard Massey). Ocupando a cadeira de engenheiro de som dos Estúdios da Abbey Road em Londres, Emerick trabalhou nas sessões de álbuns importantes do quarteto como "Revolver" (1966), "Sgt Pepper's" (1967) e "Abbey Road", além de vários outras sessões de gravação do grupo. Como espécie de 'braço direito' do produtor George Martin, o engenheiro de áudio ocupou uma posição privilegiada e consequentemente assistiu muito de perto grande parte dos processos de composição, arranjos e gravação de clássicos como "Tomorrow Never Knows", "A Day in the Life" e o medley no Lado B de "Abbey Road", sendo também um dos responsáveis pelo 'som' dos Beatles.


capa da edição nacional
O profissional conta sua trajetória como empregado do lendário estúdio da EMI localizado na rua homônima desde os 15 anos, detalha como foi escolhido para ser engenheiro de som em "Revolver" (ele tinha apenas 19 anos) ao substituir Norman Smith, quando seu colega decidiu trabalhar com o Pink Floyd. Música a música, Geoff Emerick narra o passo a passo das gravações, revelando detalhes da personalidade do quarteto, além de jogar luz em todo seu processo mexendo os botões das mesas de áudio no estúdio. Quando pediu as contas para a EMI em 1969, Emerick foi convidado por Paul McCartney para capitanear o novo estúdio da Apple, sendo que logo após ainda fez carreira no Air Studios, projeto de George Martin, quando gravou diversas bandas e artistas, além de trabalhos solo de McCartney, como o clássico "Band On The Run" (1973).

Escrito com incrível riqueza de detalhes, "Here, There and Eveywhere" pode ser considerado uma aula sobre o processo de gravação de uma das bandas mais importantes da história, sendo assim uma ferramenta importantíssima para conhecermos mais sobre músicas e álbuns incríveis que ainda continuam nos encantando meio século após seus lançamentos. Recomendação cinco estrelas *****

COMPRE AQUI

Comentários