Harvest Moon - Especial Neil Young, Dom Pedrito, 8 de setembro de 2017

Foto: Camila Gonçalves
#
Na última sexta-feira (8), em pleno final do inverno gaúcho, mas já com pinta de primavera, noite de Lua da Colheita (como é conhecida a lua cheia de setembro - saiba mais AQUI), pela segunda vez, a Harvest Moon levou seu Especial Neil Young até o sudoeste do RS, em Dom Pedrito. A apresentação aconteceu na Praça General Osório, em frente ao Cumbuca, tradicional restaurante local. Em primeiro lugar todos os louvores para Cáca Ferrer, proprietário do Cumbuca e idealizador do evento. 


Foto: Camila Gonçalves
Vamos aos feitos de Cáca: você consegue imaginar uma praça de um município como Dom Pedrito, cidade com cerca de 40 mil habitantes e colada com o Uruguai, oportunizando um especial de um artista como Neil Young em praça pública? Imagine um final de tarde aparentemente igual a qualquer outro nessa localidade, com som mecânico vazando discos como "Selling England By The Pound" (1973), do Genesis, canções como "Survival", do Yes, e claro - muito Neil Young and Crazy Horse. Agora imagine tudo isso com ainda mais diversidade: crianças, casais de namorados, cães e seus donos, jovens senhoras vestidas em trajes de gala, curiosos, passantes, amigos tomando um chope ou cerveja enquanto colocam  o papo em dia, e claro: fãs e futuros novos ouvintes de Neil Young.

Foto: Camila Gonçalves
#
E a empolgação começa pelo próprio contratante, um apaixonado pelo rock dos anos 1960/70: "Ouvi Neil Young durante toda minha vida. Também sou muito fã de Genesis (fase com Peter Gabriel, claro)", reforça Cáca Ferrer, que nas próximas semanas viaja até Buenos Aires para ver o grupo argentino Genetics, reconhecido como melhor cover group da extinta banda inglesa. O empresário não apenas faz questão de compartilhar (e oportunizar) cultura/entretenimento aos seus conterrâneos, como também é um entusiasta desse modelo de evento. E assim, diversos eventos desse porte já ocorreram dentro do Cumbuca, e também no Calçadão em frente seu restaurante, extensão da Praça General Osório.         

Foto: Camila Gonçalves



#
Nesse ambiente propício, Vinícius Brum (voz, violão e guitarra); Cassiano Cassanta (violão, guitarra e voz); Diego Fiorenza (baixo e voz), Márcio Grings (harmônica e voz) e Pablo Castro (bateria e voz), atual formação da Harvest Moon, apresenta aos pedritenses versões acústico/elétricas da obra de Neil Young. Há 5 anos na estrada, em suas apresentações o quinteto santa-mariense faz uma varredura pelos mais de 50 anos de carreira do músico canadense. Canções do Buffalo Springfield; Crosby, Stills, Nash & Young, além de várias encarnações artísticas do homenageado, montam o mosaico de cores do espetáculo. Uma das diferenças está juntamente na justaposição de vozes, emprestando as releituras aspectos de lendários grupos vocais do imaginário pop.

Foto: Camila Gonçalves
Em cerca de duas horas de apresentação, destaque para novas canções inclusas no atual repertório, é o caso de "Losing End", "Alabama", "Slowpoke" e "From Hank To Hendrix".  Mais tarde, pelas redes sociais, Cáca falou sobre uma de suas  motivações: "saindo do palco interno do restaurante, ao ar livre, em plena Praça, mais e mais pessoas podem aplaudir [esses eventos musicas]. Bonito demais!", disse. Confira um breve trecho de uma delas no player abaixo (captação Camila Gonçalves). Dá pra sacar parte do espírito da noite e também conferir o ótimo público que prestigiou o Especial Neil Young com a  Harvest Moon.  


Abaixo, setlist completo da apresentação:

Harvest Moon, Calçadão da Praça Gal. Osório, Dom Pedrito (RS)

Set acústico

Out On Weekend
Long May You Run
Heart of Gold
Comes A Time
Only Love Can Break Your Heart
Little Think Called Love
From Hank To Hendrix
Buffalo Springfield Again
Unknown Legend
Lookout For My love
Old Man
Slowpoke
Harvest Moon

Set elétrico

World On A String
The Loner
Cinnamon Girl
Like An Inca
Alabama
Winterlong
Down By The River
Don't Cry, No Tears
Homegrow

Bis

Hey Hey, My My (Into the Black)   


Harvest Moon. Foto: Vini Bertolo

Comentários