Mês do Rock: confira a programação completa

2015, Praça Saldanha Marinho. Foto: Ernesto Sacchet
#
Começa nesta segunda-feira (3) o Mês do Rock, projeto que vai colocar o rock na pauta de Santa Maria ao longo do mês de Julho. O evento se apropria do gancho promovido pelo Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13 de Julho, e desse modo coloca na agenda 21 shows, 10 oficinas, 1 workshop e uma exposição fotográfica. A intenção é relembrar que o gênero musical mais popular do planeta continua com força na cena local, revelando Santa Maria com uma cidade que ainda mantém uma produção artística ligada ao rock.  

Sobre os shows –

46 bandas se inscreveram no projeto, 12 foram escolhidas para tocar no palco principal a ser montado na Praça Saldanha Marinho nos dias 15 (sábado) e 16 de Julho (domingo), das 14h às 20h, e outras 8 bandas se apresentam no Vaca Profana (Rua Serafim Valandro, 536), nos dias 4, 11, 18 e 25, com início às 22h. A curadoria que escolheu as bandas foi formada pelo jornalista Lúcio Brancato (PoA), Paulo Zé Barcellos – idealizador do Morrostock (PoA), Rodrigo de Andrade - Selo 180 Fonográfico (Passo Fundo), Anderson Oliveira - Passagem de Som (São Paulo) e Batavo - Magical Mystery (Santa Maria).

Confira a programação completa dos shows - 

Sábado, 15 de Julho

Litoral Mente
Velha Cortesã
Finita
Transneptunia
Spit
Human Plague

Domingo, 16 de Julho

Alcoolfalantes
Os Robsons
Inseto Social
Furia Rockpaulera
Camaleão & os Bichos do Mato
Vespertinos

Encerramento:

Pylla C14

***

Já no Vaca profana, em shows a serem realizados nos dias 4, 11, 18 e 25 de Julho, sempre a partir das 22h, se apresentam (pela ordem) as bandas Black Rivers e Rainha de Maio (4/7); Triturador e Aurora Dark (11/7); Marcelo Demichelli e Gafe de Fraque (18/07); Saga Rock e Falcony (25/7). 

Sobre a exposição fotográfica –

"A Cara do Rock de Santa Maria" será inaugurada no próximo dia 5 de julho, às 19h, no Salão de Atos da SUCV, atual sede da Secretaria de Cultura de Santa Maria. O horário de visitação será das 7h30 às 13h, e das 14 às 16h30. Participam nove fotógrafos convidados que atuam (ou atuaram) no cenário local, cada um com duas imagens selecionadas, que exploram (na maior parte dos cliques) a cena musical autoral da cidade. São eles: Gika Oliva, Graciane Martini, Rodrigo Ricordi, Yuri Weber, Dartanham Baldez Figueiredo, Ernesto Sacchet, Fabiano Dallmeyer, Atílio Alencar e Ana Bittencourt. A exposição "A Cara do Rock de Santa Maria" fica no Salão de Atos da SUCV até o dia 31 de Julho.   
                     
Sobre as oficinas e o workshop –

Serão 10 oficinas direcionadas a estudantes, artistas iniciantes e interessados pela cultura do rock - sejam eles aspirantes a músicos, fotógrafos, jornalistas, publicitários, técnicos de som, produtores, videomakers, curiosos e amantes do gênero, ou seja: um público heterogêneo formado inclusive por profissionais que ainda tateiam seu modo de expressão no mercado de trabalho ligado à música. 

As oficinas acontecem no Sobrado Centro Cultural (Rua Floriano Peixoto, 267, esquina com a Ernesto Becker / Bairro Nossa Senhora do Rosário), prédio em que fica sediada a TV OVO, parceira do projeto. Ainda haverá um workshop de bateria na Musiartes (Rua Astrogildo de Azevedo, 91)

Ainda há vagas em duas oficinas e no workshop. Lista de espera para oficinas esgotadas envie e-mail para mesdorocksm@gmail.com  

Confira todas as atividades -  

Oficinas (Sobrado Centro Cultural/TV OVO) 

3 de Julho, 14h
ROCKCUSTOMIZAÇÃO
Ministrante: Fran Cullau  
Conteúdo: Customização de calças jeans, camisetas, bolsas, canecas, técnicas de pintura em tecidos e bordados.   

4 de Julho, 14h
PRODUÇÃO COLABORATIVA/REDES SOCIAIS
Ministrante: Atílio Alencar
Conteúdo: Uso criativo de ferramentas tecnológicas, geração de conteúdo e estratégias de divulgação em eventos artísticos.   

6 de Julho, 14h
ATUAÇÃO ARTÍSTICA
Ministrante: Pylla Kroth
Conteúdo: Profissionalização de bandas e artistas, informações sobre leis de direitos autorais e posicionamento artístico.

10 de Julho, 14h
PRODUÇÃO GRÁFICA
Ministrante: Diego De Grandi
Conteúdo: Criação de peças de rock, estampas, imagens para camisetas, cartazes, folders.

12 de Julho, 14h
PRODUÇÃO MUSICAL
Ministrante: Leo Mayer
Conteúdo: Produção musical voltada ao rock, ferramentas de trabalho de um produtor, dicas básicas, melhores softers de edição e captação de áudio.

13 e 14 de Julho, 14h
AUDIOVISUAL
Ministrante: Fabiano Foggiato
Conteúdo: Elementos para realização de videoclipes e registros musicais, roteiro, linguagem cinematográfica, casting, figurino locação, cenário, audiovisual como elemento de divulgação. 

17 de Julho, 14h
ROADAGEM
Ministrante: Mauro Di Giácomo
Conteúdo: Equipamentos básicos de um roadie, atuação, gestão de crise.

18 de Julho, 14h
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ministrante: Ana Bittencourt
Conteúdo: Release, relação entre artista/imprensa, assessoria de imprensa como construção de imagem do artista. 

19 de Julho, 14h
PRODUÇÃO DE PALCO/TOUR
Ministrante: Sandor Mello
Conteúdo: Gerenciamento de equipe de produção (som/luz), expertises, como produzir uma banda na estrada.   

21 de Julho, 14h
COBERTURA DE SHOWS (REPÓRTER E FOTÓGRAFO)
Ministrantes: Márcio Grings e Fabiano Dallmeyer
Conteúdo: atuação e cobertura de shows, review, formas de publicação de conteúdo, credenciamento.

***
20 de Julho, 19h
Workshop (Musiartes)
BATERIA
Ministrante: Cezar Nogueira

Conteúdo: Técnicas, levadas, licks, improvisações ligadas ao pop, rock, progressivo, metal.  

O Mês do Rock é uma iniciativa da Grings - Tours, Produções e Eventos com captação de recursos via Lei de Incentivo à cultura.    

Artista homenageado –

O artista homenageado do evento em 2017 é Pylla Kroth, lendário vocalista da banda Fuga. Pylla, que ao lado da banda Carbono 14 lançou no ano passado "Lá de Volta Outra Vez", seu quarto CD solo, fecha o evento no dia 16, na Praça Saldanha Marinho. 

Comentários