VÍDEO: Veja aquele que talvez tenha sido um dos últimos registros ao vivo de Belchior

Reprodução
Artigas - Uruguai: acompanhado pelo pianista João Tavares Filho, o cantor canta "Velha Roupa Colorida"

Acordamos neste domingo (30) com a notícia da morte do cantor/compositor Belchior. Minha principal memória da sua música vem de um LP fantástico: "Alucinação" (1976). Mas ele fez muito mais do que isso, e como exemplar em extinção na música brasileira, seu talento não possui peças de reposição. Um poeta de mão cheia, um intérprete com rara personalidade, uma trajetória que ainda instiga nossa curiosidade e promove seu adeus nos deixando envoltos entre perguntas que possivelmente não serão respondidas. Fica a arte criada por Belchior, única e indivisível da sua figura.

Veja uma retrospectiva em vídeo de Belchior (via Pop Fantasma)

No final da tarde deste domingo, o amigo Paulo Cozer me apresentou uma gravação inédita de 2011 no Uruguai, vídeo ao qual trabalhou como técnico de áudio e vídeo. O incrível dessa captação é que possivelmente essa tenha sido uma das últimas atuações profissionais do cantor. E foi assim que cheguei ao Facebook do músico João Tavares Filho, pianista gaúcho que hoje mora em Roma, na Itália. 
   
"Na primavera de 2011 tive o prazer de conhecer Belchior, que presenciou um concerto meu em Quaraí (RS)). Belchior me convidou para fazermos algo juntos e surgiu, então, o registro 'Ondas Sonoras - Primeiro Movimento' que visava um futuro projeto. A gravação foi realizada por Paulo Coser (Projesom) em 7 de Setembro de 2011, no Centro Cultural do Consulado do Brasil em Artigas (Uruguai), com o apoio da Casa de Arte e Cultura Belchior. Muito me marcou a sabedoria, cultura e simplicidade desse grande artista que hoje partiu. Deixo aqui a minha homenagem, com um eterno agradecimento aos seus ensinamentos", disse o pianista em sua página do Facebook.

Já Paulo Coser, responsável pela captação em áudio e vídeo, nos revelou mais detalhes sobre o projeto: "Além de 'Velha Roupa Colorida' [vídeo liberado neste domingo por Tavares Filho], também gravamos 'Retórica Sentimental' e 'Paralelas'. A ideia da filmagem surgiu do próprio Belchior. Ele tinha em mente fazer um novo projeto com o vídeo. Na época pediu para que não divulgássemos. Agora com o sua morte, o João, resolveu divulgar uma das músicas", disse Coser.

Das três canções registradas no projeto, confira no vídeo abaixo a performance de "Velha Roupa Colorida". Vaya com Dios, Belchior.     

Comentários