Imersão e reflexão no fazer cultural

Foto: André Martinez
Prêmio Empreendedor Cultural: saiba detalhes de como foi a Residência Sociocriativa realizada em Santa Maria

Num momento de tanta aridez na cultura do RS e do Brasil, falo aqui de uma das iniciativas mais interessantes que tomei conhecimento nos últimos tempos. Trata-se do Prêmio Empreendedor Cultural, com patrocínio da RGE Sul, onde foram selecionados quinze projetos finalistas nessa terceira edição do evento. O resultado final só sai em 7 de abril, mas antes disso, no final de fevereiro (a convite da Cida Cultural) participei de uma Residência Sociocriativa. O encontro aconteceu num local fantástico aqui em Santa Maria - e quem por incrível que pareça não conhecia - o Hotel Dom Rafael Cerrito.

Foto: Cida Cultural 
Neste encontro, o curador do Prêmio Empreendedor Cultural, André Martinez, facilitou uma oficina imersiva onde os profissionais colaborarão para aprimoramento das propostas. Martinez é pesquisador independente, consultor, curador, filmmaker, professor e conferencista e diretor da Aprax Inovação Viva. Atuando há mais de 20 anos na economia criativa, é pioneiro no desenvolvimento de modelos de gestão para lidar com as transversalidades da cultura no contexto brasileiro. E participar dessa residência já foi uma espécie de prêmio. 

Confira o depoimento de Suzana Fronlich, integrante da comissão curadora do Prêmio.



Durante a Residência conheci todos os autores dos projetos finalistas (uma porção de artistas talentosos e corajosos empreendedores dos quatro cantos do RS), como também pude trocar experiências e visualizar que sim, há soluções e caminhos para realizarmos projetos culturais.

Após a Residência Sociocriativa, os projetos pré-selecionados voltaram para a última análise da comissão de seleção juntamente com representantes da RGE Sul, empresa patrocinadora, e da Cida Cultural, realizadora do prêmio. Agora é aguardar o resultado no início de abril. Mais informações visite o SITE do prêmio e curta a página do evento no Facebook.


André Martinez (terceiro a esquerda) durante a residência que ocorreu no final de Fevereiro em, Santa Maria. Foto Cida Cultural

Comentários