Elton John desafia novos cineastas a criarem videoclipes para seus clássicos

Bernie Taupin e Elton John. 50 anos de parceria. Foto: divulgação
Elton John: The Cut” é uma competição mundial para desenvolver vídeos oficiais para clássicos do músico, um projeto apoiado pelo YouTube. A premiação é de US$ 10 mil para cada um dos selecionados 

Para celebrar o 50.º aniversário da parceria entre Elton John e o compositor Bernie Taupin, Elton John, e com suporte do YouTube, lança um projeto que incentiva criadores ainda desconhecidos a criarem vídeos oficiais para três clássicos da dupla: “Rocket Man”, “Tiny Dancer” e “Bennie and the Jets”. Como estes temas foram lançados antes da ascensão e propagação dos videoclipes como ferramenta de divulgação dos álbuns, esta competição acaba por ser uma oportunidade única para que novos talentos do vídeo/cinema possam mostrar estas músicas de uma forma inédita.


“Elton John: The Cut” foi lançado oficialmente na segunda quinzena de dezembro, sendo que as inscrições seguem até o próximo dia 23 de janeiro. Os candidatos podem encontrar detalhes sobre a competição no LINK. Os vídeos selecionados devem seguir determinados elementos artísticos para cada tema. O vídeo de “Rocket Man” terá de ser uma animação, o de “Tiny Dancer” terá de ser em live action e o de “Bennie and the Jets” terá de incluir uma coreografia.

Elton John e o seu parceiro de composição Bernie Taupin vão selecionar os três vencedores juntamente com um painel de criadores de YouTube e jurados ligados à indústria discográfica. Os vídeos vencedores vão estrear no YouTube ainda no primeiro semestre em data a ser definida.

O YouTube vai disponibilizar aos candidatos que vencerem a competição todo o material necessário para que as ideais dos realizadores sejam formatadas no vídeo, do financiamento de produção até à utilização das instalações do YouTube Space. A produção dos vídeos finais será apoiada pela Pulse Films, estúdio de produção responsável pelo filme “Lemonade”, mesmo de Beyoncé. E o melhor: o YouTube vai ainda dar um prêmio de 10 mil dólares aos vencedores para que eles possam desenvolver projetos no futuro ligados ao vídeo.

Elton John afirma: “Estamos entusiasmados com esta parceria com o YouTube e assim agrupar várias gerações de artistas e amantes de música que partilham a mesma paixão por contar uma história. O YouTube é uma tapeçaria rica de criatividade e mal posso esperar por ver a amplitude do talento dessa rapaziada ligada à dança, à animação e ao live-action e de como vão aplicar a sua visão a estas canções.” Três criadores do YouTube, cada um com experiência em animação, coreografia e live-action, serão responsáveis por fazer a primeira triagem de candidaturas e apresentar as suas escolhas ao painel final de jurados, que serão revelados a 9 de janeiro de 2017.

A competição está aberta a criadores de todo o mundo com mais de 16 anos, estando sujeita a condições locais. Para descobrir mais sobre “Elton John: The Cut” e de como entrar no concurso, visite: www.eltonjohn.com/thecut.

Comentários