61 ANOS DEPOIS DE SUA MORTE, BLOG RELEMBRA OS ÚLTIMOS MOMENTOS DE JAMES DEAN

Eis o mito. Foto: divulgação Warner
VEJA O TRAILER DE "LIFE", FILME RECENTEMENTE LANÇADO QUE TEM O ATOR COMO TEMA

Setembro de 1955, James Dean, 24 anos, dois de filmes de sucesso no currículo e uma participação em “Assim Caminha a Humanidade”. No bolso do blazer, carrega um novo contrato de seis milhões de dólares por seis filmes. É o melhor momento de sua carreira, e depois de anos de luta, o ator finalmente chega ao topo. Pra celebrar, desembolsa uma nota preta e compra um Porsche Spyder. Dean é apaixonado por corridas de automóveis e vai participar do Grande Prêmio de Salinas, na Califórnia.

O ator e o diretor George Stevens, em "Assim Caminha a Humanidade" (1955), seu último filme.
A sentença de Nietzche é perfeita para a ocasião: “Aqui começa a tragédia”. Então, chegamos ao dia 30 de setembro de 1955, há exatos 61 anos, passados alguns minutos das 17h30. Dean está dirigindo seu Porsche numa média de 120 a 140 km por hora, no banco do carona está o ex-mecânico de Fângio, Rolf Weltherick. O objetivo é guiar o automóvel até Salinas para amaciá-lo. James Dean aproxima-se ao cruzamento das estradas 466 e 42, em Cholane, e um Ford vindo em sentido contrário começa a fazer a curva para a esquerda, sem enxergar o carro esporte que vem do sul. O ator não encontra tempo de desviar. Num extinto natural de piloto acelera ainda mais o Porsche chegando a 160 km. Um pouco antes do impacto, comenta com o companheiro: “Aquele cara precisa parar. Ele tem de ver a gente”. Não vê. . Às 17h45 daquela tarde de outono, Jimmy Dean morre.

No entanto, sua vitória sobre a morte é triunfal.

A total dimensão da influência do ator norte-americano em diversas formas de expressão artística do século XX é uma tarefa quase impossível de mensurar. Ele antecipou a transgressão de toda uma era. Os respingos de sua postura anticonformista ainda vazam nos quatro cantos do planeta. Artistas como Chet Baker, Elvis Presley e Bob Dylan (e outros tantos) incorporaram parte desse espírito, que permanece intacto ao longo das gerações.


Cena do filme "Life - Um Restrato de James Dean". Divulgação
Dica: foi lançado em junho desse ano “Life – Um Retrativo de James Dean”, filme de Anton Corbjn com Robert Pattinson e Dane DeHaan, que conta a história real da perseguição ao astro por Dennis Stock, que fez carreira fotográfica graças às imagens que registrou do ator.

Veja o trailer.

Comentários