TUMBLING DICE: FALTAM 5 DIAS PARA VER O SHOW DOS ROLLING STONES EM PORTO ALEGRE

Foto: Jim Marshall

Essa contagem regressiva começou na minha TL do Facebook no dia 13 de janeiro. As duas primeiras músicas não foram postadas no blog, por isso, republico (e amplio) uma delas, quando falei em "Tumbling Dice", uma das músicas mais emblemáticas em um show dos Stones. Em algumas apresentações, quando Mick olha abruptamente na direção de Keith com a chegada do verso: "You can be my partner in crime" [Você pode ser meu parceiro no crime], como dois foras-da-lei no velho oeste, rola um momento ensaiado de cruzamento de olhares que sempre funciona como jogada ensaiada da dupla Jagger/Richards.

 "Esse som é sobre jogos de azar e amor. Um velho truque do universo do blues", disse Mick em uma entrevista. "É estranho perceber de onde surgem certas letras. Em "Tumbling Dice" tudo começou quando sentei com a governanta [em Nellcote, na casa de Keith, em Villefranche-sur-Mer, no Sul da França] e falei com ela sobre jogos. Ela gostava de jogar dados e [naquele momento] eu não percebi grande coisa no assunto. Porém, falou-me sobre isso e eu acabei fazendo uma canção", concluiu o vocalista no documentário "Stones in Exile". Ampliando o tema, a letra fala de um jogador que tem a incapacidade de ser fiel a qualquer mulher.

Quantos aos músicos que atuaram em "Tumbling Dice", além do vocal, Mick ainda toca guitarra; Keith faz a guitarra principal e o vocal de apoio; Mick Taylor é o baixista; Charlie Watts é o baterista (com um pequeno trecho gravado por Jimmy Miller, produtor da banda no estúdio); Nicky Hopkins está no piano; seção de metais por Bobby Keys (sax) e Jim Price (trompete e trombone); além dos vocais de Clydie King e Vanetta Fields, entre outras colaborações não creditadas.

Uma curiosidade: "Tumbling Dice" nasceu como "Good Time Women" [[ouça]], um blues gravado em 1970 que mantém melodicamente, tanto pela estrutura quanto pela progressão de acordes, várias paridades com a canção que acabou entrando no álbum "Exile On Main Street" (1972).

"Tumbling Dice também virou um single de sucesso nas paradas norte-americanas e britânicas. O resultado de tudo isso soa até hoje como uma das música mais populares dos Stones. Difícil imaginá-la fora de um setlist.

Comentários