BROWN SUGAR: FALTAM 47 DIAS PARA O SHOW DOS ROLLING STONES EM PORTO ALEGRE

A mais famosa criação de John Pasche
#
Saiba também como foi criada a "Língua-logo” dos Stones

Os Rolling Stones são responsáveis por uma das marcas mais conhecidas do rock mundial. A grande boca vermelha com a língua para fora é o logotipo oficial da maior (e a mais antiga) banda de rock’n’roll  do planeta. Ela surgiu pela primeira vez na capa interna do álbum "Sticky Fingers" (1971), em um desenho de proporções razoáveis. Em versão menor, mas igualmente impactante, serviu como novo selo da Rolling Stone Records, pelo qual foi lançado o LP.

Cartaz criado por John Pache para o tour da banda em 1971
E apesar de ter criado a icônica capa com o jeans e o zíper, Andy Warhol, o legendário artista pop norte-americano, não foi o criador do logo, trabalho do artista plástico londrino John Pasche. É ao mesmo tempo a língua mostrada para desafiar a autoridade, um símbolo de pintura sensual e uma ótima apresentação da boca tão característica de Mick Jagger. Conseguiu se transformar em marca registrada dos ingleses, e além disso, chama a atenção em todos os níveis imagináveis e, ainda assim, foi redefinida centenas de vezes por artistas gráficos que trabalharam para os Stones depois, conservando a integridade artística que Pasche lhe conferiu, com a singularidade de seu objeto.
“Em 1969, o escritório dos Stones telefonou para o Royal College of Art, em Londres, e perguntou se teria um aluno de design gráfico que pudesse criar o cartaz da turnê européia de 1970″, Pasche lembrou em uma entrevista. “Eles recomendaram meu nome, e no dia 19 de abril de 1970 Jo Bergman, que dirigia o escritório da banda na época, me escreveu para confirmar que eles pretendiam me contratar para para criar o cartaz do próximo tour. 

"Eu estava no meu último ano de curso e fiquei orgulhoso quando Mick apareceu na faculdade para ver minha apresentação final de curso, pois esse trabalho, que estava entre os expostos, acabaria sendo usado no cartaz do novo tour." 

Pasche e sua mais famosa criação
E prossegue: "Algum tempo depois, encontrei Mick novamente e ele me pediu para criar um logotipo ou símbolo para o selo do novo álbum. Recebi 50 libras pelo projeto e demorei uma semana para realizar o trabalho”.  Um ano depois, Pasche receberia mais 200 libras como reconhecimento da banda pelo seu trabalho."
Visite o site oficial do criador do símbolo dos Stones
Ainda segundo o artista, a ideia do conceito do projeto da língua era representar três elementos: a atitude contestatória da banda, a boca de Mick e as conotações sexuais na obra dos Stones. E Pasche se deu bem em sua criação. Eis um símbolo que passou no teste do tempo e continua na ativa como poderoso símbolo da banda.
E aproveitando o gancho do ano, 1971, a música do dia é "Brown Sugar".
A letra evoca imagens de navios negreiros vindos da áfrica para os Estados Unidos. Um curiosidade técnica: alguns bateristas ficam intrigados com o desvio calculado por Charlie Watts das ortodoxas oito batidas por compasso no chimbal. Ele omite a segunda batida de cada compasso. 

Comentários