Santa Maria, 155 anos. Lembranças da cidade universitária, por Luiz Vidal de Negreiros Gomes



17 de maio é o aniversário de Santa Maria. A cidade completa 155 anos nesta sexta-feira. Partindo da sacada de um spot institucional que foi bolado para ser veiculado dentro do break comercial da rádio Gaúcha SM, o lance era perguntar para pessoas 'ilustres' que passaram por Santa Maria, qual a recordação que cada uma delas levava da cidade universitária. 

Foi aí que lembre de ligar para o amigo Luiz Vidal Negreiros Gomes. Pra quem não sabe, Vidal é um renomado desenhista industrial (“desenhador“como ele gosta de se auto-proclamar) e professor de desenho industrial e design reconhecido nacionalmente.  Vidal graduou-se em 1980 em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco, fez seu mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1986), partindo logo depois para um doutorado na University of London (1991) e pós doutorado pela COPPE/UFRJ (1999) e pela Open University, na Inglaterra (2007).

Foi professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) [de 1993 ATÉ 2006] e no Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Design. É editor chefe da sCHDs, editora na qual tive o prazer de ter dois de meus livros lançados – saindo da linha (2002) e rock & roll (2004). Vidal também editou e lançou vários outras publicações na área do desenho industrial e afins.

Como santa-mariense que sou, orgulhoso das virtudes da minha cidade - é bonito ouvir o depoimento do Professor Vidal se lembrando do lugar onde criou seus filhos, onde alavancou vários projetos profissionais, e mesmo lugar, que ainda guarda um carinho especial. Ele fala dos aromas que sente saudades e o que aprendeu a gostar quando morou aqui - e principalmente, nos alerta para a vocação universitária do coração do Rio Grande do Sul.

Vale o clique. OUÇA.

Comentários

  1. Este é o "Vidal". Grande mestre, colega de respeito, amigo do coração. Me orgulho de ter participado do círculo de amigos dele e da Lígia durante sua permanência em nossa cidade.
    Arno

    ResponderExcluir

Postar um comentário